GERAL SOBRE BRINQUEDOS DE 1980 À 2003



O FORTE APACHE NO BRASIL (1980-2003)

Neste artigo abordaremos os brinquedos de faroeste produzidos pela Gulliver no período 1980 – 2003.

Na virada da década de 70 para a década de 80 a Gulliver lançou um série de figuras em vinil, pintadas à mão. As figuras eram cópias de originais Britains, e eram vendidas em cartelas com três unidades (figuras), contendo conjuntos de cavalaria, índios e cowboys.

Abaixo ilustração de alguns soldados da cavalaria desta série. 

No início dos anos 80 a Gulliver lançou em uma série especial o Forte Arizona. O brinquedo era composto por:
- 1 conjunto de paliçadas que já vinha montado na caixa. O interessante nas paliçadas é que os palitos vinham na posição vertical, coisa que a Gulliver havia abandonado no início dos anos 70;
-  1 pórtico com portão
, que era encaixado na paliçada;
-  1 alojamento de plástico laranja;
-  
2 torres de vigia de plástico amarelo;
- 
2 escadas de plástico;
- 
Conjunto de figuras de plástico sem pintura, cópia de Britains (as mesmas lançadas em vinil pintadas a mão, mencionadas anteriormente).

Abaixo a ilustração da caixa do forte, o forte e algumas figuras.



    

 

Os brinquedos mencionados acima foram séries especiais. A série normal lançada a partir de 1980 trouxe, como novidade, as figuras cópias de originais da Atlantic. Estas figuras são produzidas até a atualidade e evoluíram da seguinte forma:
-   Produzidas em plástico, sem pintura de 1980 a meados da década de 90. Houve uma variação na cor do plástico ao longo dos anos, de cores mais vivas para cores mais neutras;
-   Em meados dos anos 80 as figuras foram lançadas em vinil, pintadas à mão. Cabe ressaltar que a pintura desta série era de excelente quailidade;
- De meados da década de 90 até a atualidade as figuras são feitas em plástico, pintadas à mão, mas a qualidade da pintura não é boa.

Quando lançadas, em 1980, as figuras era vendidas em 4 conjuntos que vinham em caixas:
- Sétima cavalaria;
- Touro Sentado;
- Acampamento Apache e
- Corrida do Ouro.

A Atlantic possuía um conjunto chamado Buffalo Bill que não foi lançado no Brasil.

Abaixo ilustrações dos conjuntos 7º Cavalaria e Touro Sentado. 

   

   

No início dos anos 80 foram lançados dois modelos de Forte Apache – grande e pequeno – que acompanhavam as figuras desta série. As ilustrações estão abaixo: 

 

No início dos anos 80 as carroças eram iguais às dos anos 70, com a diferença de que o toldo não era mais de pano, mas sim de plástico (amarelo).

Na segunda metade da década de 80 são lançadas, como já comentado, as figuras em vinil pintadas a mão. Os conjuntos lançados para acompanhar estas figuras foram:
- Forte Apache;
- Acampamento Apache;
- Caravanas;
- Texas Express

As principais novidades foram:
No Forte Apache o alojamento de plástico foi substituído por um de madeira. Foi o último modelo de forte feito em madeira
-   
No Acampamento Apache voltaram as tendas, numa versão diferente daquela dos anos 60/70; 
Foi lançado o Texas Express, que foi o único trem entre todos os brinquedos de faroeste. 
 

Abaixo as ilustrações do forte, do acampamento e do Texas Express.

A partir de 1990 ocorre uma mudança radical – os fortes passam a ser feitos em plástico. O modelo lançado em 1990 é, praticamente, o mesmo que está em linha até hoje.

No início os fortes de plástico são lançados em 3 modelos:
- Grande (caixa vermelha);
- Médio (caixa azul);
- Pequeno ( caixa amarela).


As figuras que acompanhavam eram Atlantic em vinil, pintadas a mão.

Abaixo a ilustração ca caixa do modelo grande.

 

Na Segunda metade dos anos 90 os fortes passam a ser vendidos em maletas plásticas, em dois tamanhos – pequeno (que era o médio da série anterior) e grande. As figuras são Atlantic de plástico, e estão em linha até hoje. A pintura das figuras é de péssima qualidade.

Abaixo a ilustração do forte pequeno.

 

Junto com o forte são produzidas figuras avulsas, em embalagens cilíndricas. A novidade é o retorno das figuras dos búfalos e dos ursos, ambas utilizando fôrmas da década de 70. Estes conjuntos cilíndricos não estão mais em linha, sendo que em algumas lojas ainda são encontradas sobras de estoque, principalmente em lojas do interior.

Atualmente as figuras Atlantic são vendidas em embalagens com 3 unidades e 1 cavalo.

A partir de 2002 os colecionadores tradicionais de Forte Apache quase têm um colapso cardíaco – é lançada a série “Ação Total” com as novas figuras de plástico articuladas.

Esta série, que está em linha, contém os seguintes produtos:
- Forte Apache grande;
- Acampamento Apache;
- Caravana dos Confederados;
- Rancho Cowboy

Abaixo as ilustrações da caixa do forte, do acampamento e da caravana.

 

O aspecto interessante é – os bons observadores já perceberam que a canoa, o totem, a árvore e as tendas dos soldados são feitas em fôrmas da década de 70. Isto prova que a Gulliver ainda mantém essas fôrmas, e dá alguma esperança ao nosso movimento pelo relançamento de um Forte Apache dos anos 70, em série especial para colecionador.

São quase 40 anos de forte apache no Brasil. Poucos brinquedos alcançaram esta longevidade, o demonstra o sucesso e a importância do forte apache nas nossas infâncias.

Bom, espero que tenham apreciado o artigo.

As fotos são do meu arquivo pessoal.

Em breve voltarei com um artigo sobre o Fort Rin Tin Tin, brinquedo este que causa muita controvérsia quanto à sua procedência.

Marcos Guazzelli





Comentários

Enviar comentario

De: JOÃO CARLOS DE SOUZA FIGUEIRA DE PRNELLAS
Prezados amigos. Tempos bons este que vivemos,onde a criança era criança,meu falecido pai,me deu um que se não me engano era da Casablanca ou da Gulliver,neste tinha o Cachorro Rin tin tin e o cabo Rusty,na história o Herói era o cahorro e o nome é o mesmo nome que os soldados franceses davam a uns bonequinhos de boa sorte, que sempre levavam consigo. Mais voltando ao Forte Apache,hoje aos 56 anos resolvi montar um e mandei fabricar em São Paulo,por um artesão de nome Sérgio,bem como uma Cidade do Faroeste,o Cara é um verdadeiro artista e o preço ótimo.Me entusiasmei tanto montei a Cavalaria com 100 soldados e uma super aldeia com mais ou menos 150 índios,uma Ferrovia e uma caravana,fazenda e um garimpo. Desculpem-me se me alonguei,mais sou apaixonado e pelo tema. Quem estiver interessado em contatar o Artesão que construi meu novo Forte me mande um e-mail que dou o endereço do artista. eskda@oi.com.br Abs. João Carlos. Rio de Janeiro- RJ.


De: Paulo R. Silva Pereira
Gostaria de saber se a Gulliver não se interessaria em lançar uma série especial para colecionadores. Se isso acontecer, ficarei super feliz. Ainda me lembro das horas em que passava com o forte apache e o chaparral. Que saudades!


De: esoares@bio.fiocruz.br
Tenho 57 anos..Pessoal..Que saudades daquele tempo onde a nossa infancia era inocente, brincavamos e nos divertiamos horas e horas, voando na imaginação do filme Rin Tim Tim... Hoje nem filmes fazem mais nesse sentido..E olha que eu sempre torcia para os indios..Meu trauma foi tanto que durante quase 10 anos eu saía no CACIQUE DE RAMOS, com uma roupa de Cacique (ÚNICA) Com cocar americano e tudo mais.. Daí casei e tive que abandonar ..Até porque as pessoas que saiam comigo tambem se afastaram e por fim, acabei vendendo o meu cocar enorme de penas de águia.. Bem já passou.. Gente , porque não escrevemos para o Rationho e fazemos um apelo para ele com a audiencia que ele tem, convencer a GULLIVER a fabricar novamente esses brinquedos, acgo que seria muito valido..Não acham..Abraços.


De: valdirg.freitas@hotmail.com
Primeiramente parabêns pelo site; Tenho 55 anos e na minha infância tive um fort apache (segundo modelo sucessor do original com escadas e mastro de plástico) que ao passar do tempo não lembro onde foi parar. Mas ao conhecer o site e começar a ler os diversos artigos (confesso que em certos momentos lembranças me emocionaram) resolvi adquirir um novo forte. Achei legal o de quatro guaritas Ação total gulliver,fiz a encomenda mas ao receber o mesmo não gostei das figuras articuladas. Resolvi encomendar baldes Far West,que chegaram a cinco e conseguindo oito figuras e duas cores de soldados e o mesmo para indios e muuuuuuuuitas repetidas com boa divisão de cavalos para indios,cowboys e regimento. Tentei adquirir novas figuras encomendando um Batalha Junior,o que não aconteceu e obtive a terceira cor de soldados. Aproveitei e fiz um upgrade no Ação Total acrescentando uma cerca em cada lado do portão e duas no fundo e mais a casinha (QG). Estou muuuuuito feliz por ter novamente o brinquedo observo e viajo no tempo ficando emocionado......que saudade....enfim.......


De: Santicorretoragmai.com
Tenho uma coleção com 800 figuras só apaixonado por ela ficar. Em uma bancada de 8metros com a cidade do faroeste acampamento índio forte apache corrida do ouro caravana batalha de índio e soldados floresta de caca assalto ao trem etc como mando fotos livio


De: Apamora73@yahoo.com.br
estou a procura desses indioszinho do forte arizona. ainda sao fabricados?fizeram parte da minha infancia!


De: sassa lima
quando era pequeno, minha mãe trabalhava para uma família de descendência alamã, e ela ganhou um forte apache, vinda dos EUA, era muito lindo, isto a quarenta anos atras, e eu vivia sonhando com aqueles personagens , quando lembro, me emociono, pois era como se eles quisessem se comunicar comigo, eu brincava até me cansar com eles, era muito legal. Hoje sabendo que ainda existe um meio de conseguir sentir aquela emoção, de reviver o passado fico muito feliz com isso. obrigado.


De: Paulo Roberto Silva Pereira
O meu grande sonho é fazer uma enorme maquete com o Forte Apache em que há uma batalha. Até adquirí 02 fortes para assim ampliá-lo e pretendo comprar mais soldados e indios. Espero encontrá-los em separado.


De: Carlos Alberto Lorena de oliveira
Tenhoa intenção de comprar 250soldados e 250 indios.Mesclados com cavalos,carroças.cabanas,etc. Estou pesquisando,já encontrei alguns.QQ contato 11 50832146


De: Jeane M R Lopes
Minha mãe comprou esse brinquedo para meu irmão quando criança e eu brincava muito com ele. E hoje, acabei de comprar um Forte Apache Mega Batalha para meu filho de 3 anos e 9 meses... ele não para de brincar!!! Muito Bom!!!!!


De: rubem paulino
ola pessoal estou fazendo um forte apache artesanal vou reproduzir ao maximo como o que eu tinha nos anos 80 no mais quando estiver pronto postarei as fotos ate breve ....


De: jfh_bezerra@hotmail.com
tenho 49a, ate hoje mantenho meu forte apache, estou atualizando, minha coleçao, quem tiver carroças e diligencias me contate, o forte apache e o maximo da diversão


De: yure@hotmail.com.br
o saudade que tenho quado eu era criança guanhava todo natal um forte hoje meu filho que vai ganhar um forte ....


De: SANTICORRETORA@GMAIL.COM
GOISTEIMUITO TENHO UMA COLEÇAO D 500 FIGURAS DIVIDIDO EM PARTES TENHO UMA CIDADE DS FAROESTE COM 10 CASAS IGREJA SALON TENHO ACAPAMENTO INDIOCORIDA DO OUROFORTE E UMA BATALHA COM 50INDIOE50 SOLDADOS CAVAL ARIA NUMA BANCADA DE 7 METROS COMO FAÇO PARA MOSTRA


De: esoares@bio.fiocruz.br
Aó Galera.. Meu nome é edison tenho 56 anos e que tal a gente procura um aforma de conseguir adquirir os soldados e Indios(COMO OS DA PRIMEIRA FIGURA...TOTALMENTE COLORIDOS) Podiamos fazer uma solicitação A GULLIVER e abrirmos um fâ CLUBE não acham?) Tenho muitas saudades desses brinquedos. me escrevam por favor


De: Edison Soares
Nossa.. Tenho 56 anos e vou dizer uma coisa, no anos 66 o forte apache era de madeira e os indios e soldados eram colorido bem autenticos...Hje não fazem mais indios daquela forma, é uma pena. Gostaria muito de poder comprar brinquedos como daquela épocas..Galera.. A gente era feliz e não sabia. Buááá´!


De: gianluca_in2000@hotmail.com
comprei o Forte apache ação total, mas quero adquirir outra peças diferentes, tais como carroças, e outros personagens no mesmo padrão de tamanho, como conseguir? Aguardo contato.


De: lima-np@hotmail.com
eu vi o anuncio disendo que esta produsindo pecas ,,,seriam replicas dos originais como seriam me interresa muito estou querendo montar cenarios como colecionador ,,,estou adquirindo algumas coisas,,,,entre em contato estou a esperar


De: marcusbatista@ig.com.br
Olá Marcos! Parabéns por preservar a mémória e história do Forte Apache. Lembrança tão viva de minha infância. Um grande abraço, Marcus


De: luiz porto
tenho dois forte apache do meu tempo de criança hoje tenho 44 anos, e ainda brinco com meu filho de 6 anos de forte apache gostaria que lance um dos primeiros que já exstira tch


De: buono@policiamilitar.sp.gov.br
sou fã dos bonecos tipo forte apache , e estou interessado em comprar os produtos . gostaria de ver , se possível , fotos dos bonecos e o preço


De: delimamiguel@ig.com.br
Olá,tenho um FORTE APACHE com soldados,indios,toteen,cabana,canoas, carruagem e cavalos.Gostaria de vende-las.Interessados favor entrar em contato.


De: Luiz
Por favor,Gulliver,relance o forte apache igual ao dos anos 70,o me- lhor brinquedo de todos os tempos.


De: luizartes1@hotmail.com
Eu tenho várias estatuetas de bárbaros, guerreiras,monstros,gladiadores e ets e gostaria de trocar algumas delas por um forte apache anos 70.


De: Tony ( São Paulo)
Adorei o site, tenho 42 anos e acabei de comprar um forte apache da gulliver pelo mercado livre, vou voltar a ser criança rs.


De: simsousimmer@yahoo.com.br
Como o Sandro eu tb chorei....tenho 45 e esse era meu melhor divertimento!


De: Sandro663@hotmail.com
chorei, qdo vi as fotos,hoje c/44,lembrei qdo tinha 6 anos, possuía algumas peças, hoje posso comprar um forte apache completo,quem souber me avisa.


De: Cristiano Kil
Sou apaixonado por Forte Apache, em especial ao da Estrela dos anos 70,q ganhei no Natal aos 6 anos de idade.Parabéns pelo artigo!Me tornei seu fã!abç


De: MCMINIATURAS@IG.COM.BR
ESTOU PRODUZINDO MINIATURAS PARA FORTE APACHE, COM UM REALISMO BEM MAIS EVIDENTE. LINK NO MERCADO LIVRE http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146283977-setima-cavalaria-batalha-de-little-big-horn-_JM


De: Tadeu Tufie Mahfud
O site do Guazelli virou uma biblia para mim. Tenho 37 anos e brinquei mto com FA. Estou montando uma pequena epopéia. Sempre adorei Forte Apache.


De: Paulo Ricardo (Bagé RS)
Amigo gosto muito deste site! eu tive um forte apache, em 1974, da Gulliver, ótimo brinquedo, e também uma fazenda, da gulliver!


De: Douglas Queiroz
Amigo ,Que saudade ,tenho hoje 40 anos e brinquei muito com forte apache,Gostaria de adquerir um forte apache .douglasqueiroz37@hotmail.com um abraço


De: Sonia Jobim
Meu primo Rafael tinha um Forte Apache e eu sempre que ia em sua casa gostava de brincar e pedia a minha mãe. Vou comprar um para mim agora aos 51 an


De: Diovani
Olha, eu só tenho 11 anos mas eu quero te um forte apache !!! e ninguem vai me impedi !! pelas fotos da pra ve q é muito show!!!


De: MARCELO
Amigo sou apaixonado por forte apache como eu faço para obter algumas peças aldeia de indios, cavalos, soldados etc.


De: Edson Rodrigues
Este é sem dúvida o melhor site que eu já naveguei, uma pena que a Gulliver não tem o mínimo respeito por esta geração que acabou destacando-a.


De: MARILIA
EU FICO TB EMOCIONADA EM VER O FORTE APACHE. ESTOU MOSTRANDO PARA A MINHA NETA OS BRINQUEDOS QUE O PAI DELA MAIS GOSTAVA. ELE HOJE TEM 35 ANOS.


De: alexandre dias
fico emocionado em voltar no tempo, pelo menos uns 25 anos, é demais!!!


De: MARCIO
CARA PARABENS PELA BRILHANTE EXPLANAÇÃO.FOI MUITO LEGAL ESSA VIAGEM NO TEMPO.CRESCI COM O FORTE APACHE E SOU APAXIONADO ATE HOJE.PARABNES MESMO MATERIA MUITO BEM FEITA


De: Madson
Primeiramente meus parabéns, seu material sobre FORTE APACHE é exelente. Tenho 38 anos e sou dessa geração de apaixonados pelo brinquedo. possuo um FA gulliver GRANDE caixa de papelão que comprei pelo interior do Pará, não sei o ano de produção mas a pintura das figuras não é das piores, mas nem se compara as da déc 70.Tenho também algumas figuras de plastico cópias BRITAINS, vinham de brinde em dôces e chicletes bola, como passa tempo pinto as a mão, muito legais. Gostaria de parabeniza-lo mais uma vez pelo seu trabalho.


De: Dididu
Hoje em dia não se faz mais o que era feito nos anos 60 e 70... Brinquedos, filmes, músicas, etc... falta massa encefálica.