Em 22 de setembro foi realizada a edição 2013 da Feira de Chicago, um dos maiores eventos mundiais do colecionismo de soldadinhos, feira esta que acontece há mais de 30 anos. E desta vez o site Brinquedos de Faroeste esteve presente, pela primeira vez, para contar e mostrar aos amigos leitores.
A Feira de Chicago, na verdade, não ocorre em Chicago, mas em Schaumburg, um município localizado na região metropolitana de Chicago. O tradicional local de realização do evento é o Hotel Hyatt Regency, localizado em 1.800, East Golf Road. Fizemos as reservas de hotel em março, mas infelizmente já não mais havia disponibilidade para este hotel no período da feira. Assim, ficamos no Hotel Hyatt Place, que fica a uns 200 metros do Regency. O trajeto entre um e outro era percorrido a pé. Este é o hotel da feira:
1º Dia
Oficialmente a feira ocorreu dia 22, mas a diversão começou um dia antes. No dia anterior as dezenas de comerciantes que vêm a Chicago para participar da feira transformam seus quartos no hotel em exposição/lojas. E vem gente do mundo todo, encontrei expositores até da Argentina. Assim, o público pode percorrer os diversos andares e corredores do hotel, e a cada porta de quarto encontrará uma surpresa. Seguem algumas imagens:
As camas viram expositores:
Os quartos viram lojas:
Os itens em exposição abrangem todo o universo do colecionismo de soldadinhos, e praticamente todas as marcas que conhecemos, ou que já ouvimos falar, exceção feita às nossas marcas Brasileiras. Não havia nada de Gulliver, Casablanca & Cia em exposição. Itens novos e itens antigos podem ser adquiridos, sendo que muitos dos antigos vêm na caixa original. Seguem algumas imagens:
Rei Arthur:
Legião Estrangeira:
Bombardeio de Tóquio:
Séries de faroeste da Andrea Miniatures: Os Índios, Os Cowboys e Custer em Gettysburg:
Custer:
Soldados Brasileiros:
Medievais:
Romanos:
Guerra civil Americana:
Cavalaria:
Elefantes:
Ambulância:
Um dos quartos tinha belos dioramas de faroeste:
Forte apache da Barzo:
Daniel Boone da Barzo:
Armas:
Atlantic:
Cidade do velho oeste (os telhados saem, para que as figuras sejam colocadas dentro das casas):
Carroças:
Elastolin:
Uma nova série da King & Country com as figuras que representam personagens dos filmes da trilogia da cavalaria de John Ford. Fantásticas, quem sabe eu as compre na próxima viagem, desta vez não deu ... faltou gasolina...
Egípcios
Conversei com o pessoal da Hobby Bunker (www.hobbybunker.com) e eles me falaram que enviam muitos produtos por correio para colecionadores em diversas cidades do Brasil. Fico pensando – onde estão esses colecionadores todos, que nunca ouvimos falar deles?
Encerrado o primeiro dia, estávamos moídos de cansaço, e com os bolsos esvaziados ... e ainda faltava o segundo dia, que é quando a feira acontece para valer. À noite não conseguimos nem sair para jantar, tamanho o cansaço. Teríamos forças para encarar o segundo dia?
2º dia
Acordei às 5h da manhã, sem sono. Sem conseguir dormir, liguei o computador para ler notícias. A feira só começaria às 10h.
Chegamos às 9:30h, meia hora antes da abertura, e já havia uma longa fila, que só foi crescendo até as 10h:
O que causa preocupação é a faixa etária média do público frequentador. Se não houver renovação, em breve este tipo de evento vai acabar deixando de acontecer. Interessante que os casais de idosos venham sozinhos para a feira, o que talvez evidencie o desinteresse dos seus netos. Fico imaginando se o meu avô gostasse de frequentar eventos assim, se eu na infância o deixaria ir sozinho.
A feira ocupa três salões do hotel, e alguns corredores. Segundo o mapa da exposição, eram 350 mesas expositoras. A seguir uma porção de imagens, onde tento mostrar um pouco do que estava à venda.
Censura...
Em geral o pessoal da feira é bem simpático, e fica feliz quando a gente chega para fotografar seus produtos. Tive apenas um problema, um sujeito não queria que seus produtos fossem fotografados, e avançou em direção à câmera, lembrando aquelas cenas em que brucutus arrancam as câmeras das mãos de jornalistas. Ficou registrado para a posteridade...
Mais um pouco de imagens:
Minha esposa conseguiu capturar o exato momento em que terminavam de me depenar:
Mais imagens:
Fiquei encantado com os fortes da Paragon, os quais são em módulos. O colecionador pode comprar quantos módulos quiser, de diferentes modelos, e ir criando seu modelo exclusivo de forte:
Além dos fortes, a coleção também possui um conjunto completo de figuras de cavalaria, batedores e apaches. Segue imagem:
E as figuras podem ser pintadas e ficam assim:
Mais imagens:
Os dioramas:
Na volta da viagem, uma encheção de saco, em todo raio X que nossas malas de mão passavam, tínhamos que abrir, um oficial de segurança tirava tudo de dentro, examinava um por um (bagunçava tudo), procurava resíduos de explosivos, etc. Gente ignorante, nunca viram soldadinhos? Mas enfim chegamos de volta a Curitiba, e deu tudo certo.
Valeu à pena ir à feira? Muito!
Vi muita coisa bacana, comprei um pouco, conheci pessoas simpáticas, e vivi aquele agradável clima do colecionismo por dois dias. E ainda passeamos um pouco pela cidade de Chicago. Pretendo voltar lá? Sem dúvida, mas prefiro não fazer planos ... do jeito que as coisas estão indo em nosso país creio que o máximo que conseguimos planejar em termos de longo prazo com razoável segurança é o que vamos fazer na próxima semana.
Até a próxima,
Marcos Guazzelli
Setembro de 2013